17.5.14

THE RED PYRAMID, Rick Riordan (The Kane Chronicles #1)

Foi uma verdadeira jornada a minha história com esse livro. Lá em 2011, logo depois de terminar Percy Jackson, comprei este livro e na época achei que meu desapontamento com o Rick por causa do final de PJ tinha influenciado para que nunca chegasse a ler o livro por completo, agora vejo que me enganei já que o início deste livro, de fato, é um pouco difícil de se gostar.

Anos depois, tendo dado o meu livro em português e achando que nunca mais leria um livro do Riordan na minha vida, encontrei o box da trilogia em inglês por um preço super barato e acabei comprando e aqui estou, finalmente, fazendo a resenha de The Red Pyramid, ou A Pirâmide Vermelha, como ficou o título traduzido. O livro conta a história dos irmãos Kane, Sadie e Carter, que vivem separados. A garota mora com os avós em Londres, enquanto Carter viaja o mundo com o pai, que é arqueólogo. O pai e os filhos ficam juntos apenas por um dia do ano e o Natal que está acontecendo na história parece ser um como qualquer outro, até que, ao ver seu pai ter um incidente ao realizar um ato que eles não fazem a mínima ideia do que significa, eles têm sua vida virada de cabeça para baixo. Deuses egípcios, monstros, faraós, pirâmides. Carter e Sadie entram num mundo totalmente novo e desconhecido, onde sua sobrevivência será muito mais complicada.

Bem, eu vi muita gente falando que esse livro era bem semelhante a Percy Jackson, reclamando e tudo mais. E, gente, só eu que não vi muita semelhança com PJ? Fora uma ou outra referência ao mundo dos semideuses gregas, o que achei muito legal, por sinal, é tudo bem diferente. Se no PJ temos o Percy como narrador, aqui temos o Carter e a Sadie, os dois possuem o mesmo humor sarcástico do protagonista da outra série, mas acredito que isso seja algo que venha do próprio Rick e isso costuma acontecer com diversos livros que são escritos pelo mesmo autor.

O enredo é também bem diferente, porém não posso dizer que tenha sido muito bem aplicado. Não temos lentidão no começo, muito pelo contrário, nós temos muita ação, muita coisa acontecendo sem ser explicada e isso sempre me deixa com uma sensação ruim. Não que todos os mistérios devam ser solucionados na primeira página, mas é chato você ficar vendo um amontoado de cenas sem sentido, isso somado às explicações breves e graduais sobre a mitologia egípcia, que é bem vasta e complexa, deixou o livro bem difícil de ser digerido no começo. Porém, depois dessas primeiras cem páginas ou algo assim, a coisa toda deslanchou de uma forma!

O ritmo continuou, cheio de surpresas no caminho dos Kane praticamente o tempo todo, sua missão tornando-se cada vez mais complicada e atribulada e uma coisa muito legal foi o Rick inserir aquelas viagens que os personagens fazem durante os sonhos, tornou a trama bem mais transparente e melhorou aquele problema de fazer sentido. O nível de inglês desse livro, pra mim, não diria que foi difícil, mas não também não foi fácil. Estava repleto de palavras mitológicas, explicações de objetos egípcios e isso me deu uma demanda maior de visitas ao Google Tradutor, mas foi bem entendível, é claro. Talvez nos próximos, eu me familiarize com os termos. Esse livro é enorme e em determinado momento, sua quantidade enorme de acontecimentos me deixou um pouco cansado. Quanto mais tudo se complicava, mais ia me dando aquela preguiça, sei lá, teve partes que achei um pouco desnecessário, mas devo ressaltar esse final, é claro. Ele não é totalmente em aberto, tem meio que um final, mesmo que deixe bastante coisa para o próximo. Me agradou bastante, achei que foi um final muito satisfatório, surpreendente, que preencheu toda aquela sede de um bom desfecho. Já estou ansioso para ler os próximos. Recomendo!

 4 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário