18.4.14

O MARAVILHOSO MÁGICO DE OZ, de L. Frank Baum

O Maravilhoso Mágico de OzMartin Claret, 168 páginas



Depois de uma experiência maravilhosa com a adaptação de 1939, resolvi me aventurar a ler o livro de L. Frank Baum. A história é aquela que todo mundo já conhece, Dorothy é uma garotinha que vive uma vida cinzenta (no caso do filme, em tons de sépia) e que, depois de um tornado, vai parar em uma terra estranha, a Terra de Oz. Quando chega lá, sem a mínima ideia de onde está, Dorothy inicia uma jornada, encontrando alguns bons amigos (e outros nem tanto) pelo caminho, para voltar ao Kansas e para os seus tios. O livro basicamente tem a mesma premissa do filme, que em sua maioria é bem fiel. A maioria das cenas foram mantidas e o principal está lá, o que é bem legal. Mas, assim como eu disse a mim mesmo durante a leitura, nesta resenha, vou esquecer do filme e falar do livro como algo independente. O Maravilhoso Mágico de Oz é uma história infantil, então sua linguagem é bem fácil e acessível. Logo de início, já me peguei envolvido por esse mundo, porque tudo criado aqui é tão fascinante e criativo. O enredo é bem dividido, tendo em vista que contém mais acontecimentos que o filme (olha eu quebrando a minha promessa!), sempre que a história dava uma esfriada, o autor aparecia com um novo acontecimento pra movimentar tudo, apesar de ter chegado a uma parte que me deixou um pouco entediado, mas isso passou bem rápido. Uma coisa que me impressionou um pouco, foi a quantidade de cenas mais... Fortes para o público infantil. São diversas coisas que na adaptação do filme ou na concepção da massa poderiam parecer politicamente incorretas, mas nada que atrapalhe a leitura. Com essa resenha bem breve porque o livro também é bem curto, deixo aqui a minha opinião sobre O Maravilhoso Mágico de Oz e a minha recomendação também. É um livro leve e fácil que por sua simplicidade e mensagem que perdura através dos tempos, tornou-se um clássico. Leiam!


3,5/5
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário