13.4.14

A HORA DA ESTRELA, de Clarice Lispector



http://www.livrarium.com/wp-content/uploads/2014/04/A-Hora-da-Estrela.jpgAcredito que todo leitor tenha aquela fase de querer sair experimentando coisas novas. E, já tendo lido uma boa quantidade de livros, eu achava que estava mais do que na hora de ter a minha primeira experiência com a Clarice Lispector, com quem só ouvira falar por alto e por aquelas frases de Facebook que todo mundo vive postando. Era uma vergonha, eu sei! Mas eu finalmente dei a minha cara a tapa e comecei o que em meus planos será uma jornada para conhecer a obra completa de Clarice. A Hora da Estrela conta a história de Macabéa, uma nordestina que vem para o Rio de Janeiro para trabalhar e vive uma vida miserável. Nós acompanhamos a história de Macabéa pelos olhos do narrador, que também é um personagem, que não participa da história, Rodrigo. Eu fiquei apaixonado por esse livro! Durante a leitura, fiquei completamente absorto na história que Clarice criou. Quando lia, era como se meu coração estivesse com Macabéa, como se Rodrigo fosse um amigo próximo que estivesse contando uma triste história real. O que mais surpreende nesta história é a veracidade de tudo, algumas vezes questionada por Rodrigo. Macabéa não é ninguém em especial. Ela representa os milhares de nordestinos que saíram da miséria em busca de uma vida melhor e, até hoje, ainda saem. Então, ela é sim real. Ela é uma personagem mártir, sofre bastante, mas em nenhum momento reclama da vida. É até bem tranquila com relação a tudo, o que faz com que simpatizemos com ela ainda mais. Algo que também pode ser observado são as semelhanças entre o Rodrigo e a própria Clarice. Ele é um escritor e em diversos momentos relata ao leitor que está cansado de escrever aquele livro, que precisa contar a história, mesmo que ela não tenha nada em especial. Isso fez com o que eu me sentisse na cabeça do narrador, me fez sentir participativo na história mais do que já me senti em qualquer outro livro, foi uma experiência incrível e única até agora. E sendo este o último livro de Clarice antes de sua morte, também dá pra perceber pelas palavras do narrador a morbidez empregada ao enredo que assemelha-se ao pensamento de Clarice nesta época (vide esta entrevista). A Hora da Estrela é um romance incrível, pequeno, sublime, um espetáculo literário. Pessimismo e otimismo, crueldade. Tudo isso junto, combinando-se como jamais deveria. Recomendo a todos que leiam e já quero mais Clarice!

5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário