13.3.14

STARTERS, de Lissa Price

Novo Conceito, 368 páginas.
Comecemos com mais uma resenha, então. Das sagas distópicas adolescentes, até agora, já experimentei as superfamosas Jogos Vorazes e Divergente e a fascinante saga Feios de Scott Westerfeld, chegou a hora de ler a versão da Novo Conceito sobre o gênero que estourou no mundo literário nos últimos anos. Para início de conversa, já considero esse primeiro volume da duologia Starters tão forte e apaixonante quanto o dos seus concorrentes. Com o mesmo estilo ágil e criativo, nós temos uma distopia já dentro dos moldes, porém uma liberdade de criação e acontecimentos enorme por parte da Lissa. Dá pra perceber que ela não teve o mínimo medo de arriscar ao mudar drasticamente a “situação” da personagem principal em diversos momentos do livro. Se não deu pra entender direito, a única coisa que posso dizer sem dar spoiler é que Starters se foca em Callie Woodland, uma starter, que vive no que sobrou do mundo (onde apenas idosos e adolescentes vivem) depois de uma guerra da qual não temos muitos detalhes concretos. Como seus pais morreram em decorrência desta guerra, ela está sozinha, sem casa e uma vida estável, cuidando para que seu irmão e ela sobrevivam por mais um dia. Mas, ao perceber que Tyler está cada dia mais doente, ela vê que precisa tomar uma decisão drástica. Por ainda ter dezesseis anos, não é permitido que trabalhe, porém, ela descobre sobre uma empresa chamada Prime Destinations, que age quase que clandestinamente e está disposta a pagar um preço caro por um contrato em troca de seus serviços. Os serviços? Que ela alugue seu corpo por algum tempo para um idoso à procura de alguns momentos de juventude. Mesmo sabendo que essa não é uma escolha fácil, ela topa fazê-lo, pelo seu irmão e por sua sobrevivência. Mas engana-se em pensar que tudo vai ser como ela planejava. A vida de Callie vira totalmente de ponta-cabeça, com os plot twists (reviravoltas no enredo) acontecendo basicamente a todo momento. Essas reviravoltas, sem dúvida, me deixaram bastante impressionado. Porque, sinceramente, eu não esperava que Starters fosse isso tudo, talvez seja por isso que tenha demorado quase dois anos para lê-lo. Mas ao ler, acabei me deparando com constantes momentos de “acho que agora o livro acalma”, para ser enganado novamente e ter um desenvolvimento maior onde eu achei que não teria. Acho que essa é uma das coisas boas de se ter uma duologia. A personagem principal é bem agradável, eu não digo mais porque eu nunca morro de amores pelo protagonista, embora essa seja basicamente a sua tarefa principal. Mesmo que eu não admire Callie ou algo assim, é impossível não se sensibilizar e torcer para que tudo dê certo na vida dela. Porque muita coisa dá errado nesse livro, muita coisa. E, tendo um enredo fascinante, uma história criativa, com um mundo que, sim, poderia acontecer no futuro, Starters acabou me decepcionando um pouco (bem pouco) quando chegou ao seu desfecho. Não que tenha faltado algo, mas o jeito como a Lissa terminou as coisas não me agradou muito. Não sei a opinião do pessoal que leu, mas acho que também existam algumas pessoas com a mesma opinião. Ela teve várias chaves para encerrar com um bom final, com cliffhanger e tudo mais, porém resolveu acabar daquele jeito. Acho que ela quis surpreender, surpreendeu um pouco, mas não me deixou com tanta vontade de ler o próximo como estava no meio do livro. Então é isso, Starters foi uma verdadeira surpresa que indico a todos lerem, simplesmente porque mesmo não tendo um destaque muito grande por aí, ele compete páreo a páreo com muita distopia que tá bombando nas livrarias. Que venha Enders!

4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário