18.3.14

O Mágico de Oz (1939)



Encantador e lindo. Foram uns dos adjetivos que atribuí ao assistir O Mágico de Oz. Sim, eu só fui assistir o musical de Judy Garland agora. Mas acho que o filme continuou tendo o seu valor, independente da idade em que eu o vi. A história é aquela que todo mundo já conhece, Judy interpreta Dorothy, uma garotinha que vive no Kansas com seus tios e o cachorro Totó, ao tentar fugir de casa, Dorothy acaba vivenciando um tornado que a faz pousar num lugar muito estranho e mágico. A Terra de Oz. Querendo mais que tudo voltar pra casa, com o apoio da Bruxa Boa do Oeste e alguns amigos que faz durante o caminho, ela quer chegar até o Mágico de Oz para poder pedir-lhe que a leve de volta para casa, iniciando uma verdadeira jornada. Eu não sabia o que esperar desse filme. Eu não tinha muita expectativa, embora já tivesse ouvido um milhão de coisas boas, não cheguei a atribuir nada a ele e acho que essa é a melhor maneira de conhecer uma coisa. Independente do que for. Acabei me deparando com um dos melhores filmes que já assisti na minha vida! Mesmo com a atmosfera infantil, Oz tem algumas boas lições implícitas para dar para quem está assistindo, ao mesmo tempo em que a atuação de Judy e seus companheiros de cena me sensibilizou de uma forma que eu nunca imaginaria. Me vi tão comprometido com esse mundo, essa história incrível. Essas quase duas horas me fizeram levitar em um mundo de imaginação, como se eu tivesse voltado à infância. Existe uma inocência e despretensão nesse filme e também muita qualidade e cuidado. Não li o livro ainda, então não posso dizer que foi uma adaptação fiel. Mas boa, com certeza eu posso dizer que foi! A parte musical também não decepciona, tem aquela coisa infantil, com letras animadas e divertidas e a já tão conhecida Somewhere Over The Rainbow, que é simplesmente o símbolo universal para retratar este filme. É uma das canções mais lindas e memoráveis, assim como combinou perfeitamente com Oz. Também tenho que deixar as minhas considerações para o ator que fez o Leão, ele foi o meu personagem favorito! Dei algumas boas risadas com o seu jeito afetado e o que foi aquela canção própria no final? Haha. Sendo a minha primeira experiência com Judy Garland, posso dizer que foi muito boa, diga-se de passagem. Toda vez que eu via uma mera menção de lágrimas nos olhos dela, era como se eu fosse convidado a chorar junto, eu juro! Depois de tudo, terminei esse filme extasiado e admirado, cheio de adjetivos na minha cabeça e um lugar garantido na minha lista de favoritos. Recomendadíssimo!

5/5


Um comentário:

  1. Oi, Matheus \o\

    Tenho muita vontade de ver "O Mágico de Oz" original, mas ainda não tive a melhor chance de fazê-lo. Lembro, logicamente, de assistir a algumas adaptações e desenhos quando era pequeno, e das histórias em si também (acho que tinha um filme do Didi e/ou da Xuxa, hahaha).

    Um dos melhores na vida?! Nossa, isso sim é um elogio que posso levar em consideração! Queria saber um pouco mais sobre o porquê disso :\ "Somewhere Over The Rainbow" é realmente linda, até na versão adaptada que fizeram aqui no Brasil, e não tem como deixar de lembrar do filme mesmo, é um ícone.

    Pronto, agora esse entrou furou a fila de um monte de outros títulos, tenho que vê-lo o quanto antes agora!

    Parabéns pela dica, um abraço (:

    # Livros, letras e metas.

    ResponderExcluir