12.3.14

O LIVRO DAS PRINCESAS, de Várias Autoras



Galera Record, 288 páginas.  
Essa foi a primeira vez que eu li um livro de contos/ antologia (pelo menos até o final) e devo dizer que a minha experiência não poderia ter sido melhor! O Livro das Princesas tem como objetivo resgatar contos de fadas já conhecidos pela massa (boa parte deles foi adaptada pela Disney), trazendo-os com uma nova roupagem, com uma adequação aos dias de hoje, com as personagens/princesas na adolescência. Então, vamos para uma resenha mais detalhada de cada conto, o que eu achei de cada princesa e sua adaptação. 1. Meg Cabot – Eu já tinha tido uma experiência com a Meg em outra antologia, Formaturas Infernais, que foi lançada algum tempo atrás e nunca tive coragem de ler até o final. Assim como acontece nesse primeiro livro, o conto da Meg não foi algo que se destacou muito, mas também não deixou de me agradar. Sua adaptação, de A Bela e a Fera tem um fundo muito interessante, trazendo uma modelo apaixonando-se por um cara com a face desfigurada, mas no final, tive o mesmo sentimento de Formaturas. Sinceramente, ainda não consegui achar o que tem de bom na Meg que todo mundo fala, mas acho que não tenho muito direito de dizer nada, já que só li dois contos seus até agora, mas pretendo conhece-la melhor, para poder analisar com mais afinco. 2. Paula Pimenta – Saindo de um conto que me agradou no começo e fez um pouco feio no final, nós vamos para o motivo pelo qual eu comprei este livro. Acho que já não é uma surpresa que a Paula Pimenta é a minha autora favorita, pelo menos na cena nacional e, mais uma vez, ela não decepciona! Sua adaptação de Cinderela é o conto com maior número de páginas e, de longe, o melhor. Ela desenvolve uma história cheia de reviravoltas e surpresas e, mesmo tendo um espaço maior do que as outras autoras, desconfio que ter um limite menor de páginas não atrapalharia ela em nada. Sua Princesa Pop é a melhor coisa de O Livro das Princesas e não me arrependo de ter comprado por causa dela, já que ela nunca me decepciona. 3. Lauren Kate – A nova roupagem que a autora da série Fallen dá para A Bela Adormecida, foi um dos que eu menos apostava, afinal, eu acho Fallen um saco e nome “O Eclipse do Unicórnio” não parecia nada atrativo para mim. Dentre todas, Lauren Kate é a que mais se distancia do assunto principal, trazendo unicórnios, fadas e um pouco de magia para sua história. Ela tomou uma atitude bastante arriscada e conseguiu fazer funcionar muito bem. Gostei! 4. Patrícia Barboza – O conto de Patrícia Barboza é um dos mais curtinhos e ela mostra uma garota com cabelos enormes, que ama a Katy Perry e sonha em ser uma pop star. Esse foi o conto de que menos gostei. Algo chato, porque quando comprei o livro esperei que tivesse uma boa experiência com a minha primeira leitura da Patrícia, mas ainda quero ler os outros livros dela! Acontece que ela não soube adequar muito a história para um conto de apenas quarenta e poucas páginas, então seus personagens ficaram superficiais e o desenvolvimento de enredo ficou bem pobre. Não houve um tempo aceitável para estabelecer o conflito e solucionar com o desfecho. De longe, o mais fraco da coletânea. Finalizando, O Livro das Princesas foi algo que eu comprei planejando ler todos mas gostar de apenas um e acabei sendo tomado de assalto por histórias muito boas e criativas. A coletânea é bem curtinha, então consegui ler bem rápido. Aconselho que leiam, porque é uma ótima oportunidade de conhecer autoras novas e ficar ainda mais apaixonado pelas que já gostam! Recomendo.

 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário