24.2.14

Resenha: Minha Vida Fora de Série - Paula Pimenta (1ª temporada)

Minha vida fora de sérieGutenberg, 404 páginas.

Fazendo Meu Filme foi uma série que me agradou de formas inimagináveis, todos os seus livros entraram para o meu hall dos favoritos e muita admiração foi adquirida pela Paula Pimenta, afinal ela é a cabeça por trás de tudo isso. E quando eu pensei que não podia ficar melhor, ela vai e lança uma nova série de livros, desta vez baseada em Priscila, uma das amigas da Fani de FMF. Uma garota que, assim como a amiga, tem uma grande paixão, só que a dela é por seriados de TV. O livro vai mostrar a Priscila mudando-se para uma nova cidade basicamente sem conhecer quase ninguém e, no alto de seus treze anos, apaixonando-se perdidamente pela primeira vez. Esse livro é bem leve e despretensioso e você consegue ler em uma sentada só, ou bem rapidinho. Esse não foi o meu caso. Mas eu posso explicar. O fato é que Minha Vida Fora de Série é um livro tão bom, leve e despretensioso que as suas quatrocentas páginas subitamente não são mais necessárias. É tão gostoso acompanhar a vida da Priscila que nem dá pra perceber o tempo passar. Mais uma vez a escrita da Paula Pimenta está impecável, tem aquela leveza e aquela coisa de mostrar os trejeitos de um adolescente de uma forma não tão fantasiosa, mas também não tão realística. De colocar o tempo todo bilhetes, cartas e e-mails e deixar o livro inegavelmente mais dinâmico. Também tem aquilo de ela fazer personagens tão apaixonantes que fica impossível não torcer por eles. Em alguns momentos, é possível notar uma certa semelhança entre as vozes de Priscila e Fani, mas a Paula logo faz por diferenciar as duas com diferenças bem notáveis de personalidade. Também dá pra ver que existe uma característica  em comum entre os mocinhos, mas talvez seja pelo fato da autora sempre dar um fim de comédia romântica para seus livros, o que não é nada ruim. Todo mundo gostaria de ter pessoas como o Rodrigo e Leo em suas vidas, definitivamente, e acho que isso é o mais importante. O mocinho é basicamente a idealização da pessoa perfeita, com alguns erros de percurso (rs) e, como acontece com Fani x Priscila, existem diferenças de personalidade entre eles. Eu adorei o desenvolvimento do enredo, embora o livro tenha sido um pouco lento no início. Algo que já vem acontecendo desde FMF. A história demora um tantinho pra engrenar, mas acredito que a autora prefere ir deixando a gente conhecer o terreno primeiro antes de desenvolver. Em Minha Vida Fora de Série, Paula Pimenta aproveita coisas que deram certo nos livros anteriores e evolui no primeiro livro de uma nova série que tem tudo para dar certo. O desfecho é aquela coisa de comédia romântica mesmo, confesso que o clímax era uma coisa pela qual já esperava talvez por já conhecer a dinâmica de enredo da Paula e, quando aconteceu, só faltava eu bater a minha cabeça na parede, principalmente quando via que tinha como aquilo se acertar e que era uma ideia ruim desde o início. Com algumas surpresas no final, uma promessa para o próximo e um sentimento de perda, encerrei a minha leitura bem sucedida de MVFS com uma recomendação. Por favor, leiam esse livro, é muito amor <3 


4,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário