7.2.14

Resenha: As Feiticeiras de East End - Melissa De La Cruz (A Família Beauchamp #1)

A história concentra-se nas três mulheres da Família Beauchamp que vivem como pessoas normais depois que sua magia foi extraditada. Apenas vivendo com seus "dons naturais", a magia especial que já vem com a bruxa, elas usam-nos quando podem, auxiliando os moradores da cidade em que moram, North Hampton. A mãe, Joanna, tem o poder de ressuscitar pessoas do mundo dos mortos. Suas filhas são Ingrid e Freya, a primeira consegue ver o futuro e a outra consegue fazer encantos de amor e desejo com os drinks preparados no bar em que trabalha. Mas a aparência de "normalidade" começa a se desfazer quando, logo após as feiticeiras começarem a usar sua magia com mais força do que o prometido ao Conselho, diversos acontecimentos terríveis começam a assolar a cidade até então pacata. Elas começam uma busca para saber o motivo desses acontecimentos, que elas desconfiam estarem sendo executados por forças do mal.

Esse livro foi uma leitura lenta. Mesmo que ele não tenha lá muitas páginas, a autora arrastou bastante a história até o ponto mais crítico. Eu não aguentava mais acompanhar eventos que pareciam não ter importância no livro, assim como a troca constante de narrativas (elas se concentram nas três mulheres) não me ajudou a familiarizar com nenhuma das feiticeiras. Com muito tempo até que a verdadeira magia comece a se aflorar nas páginas, fiquei muito entediado no começo, até mesmo deixando o livro na metade para ler outro. De volta, comecei a ler com mais rapidez, mas ainda não me agradava o ritmo da história. Toda essa coisa da cidade pacata e de algumas relações que me pareceram forçadas são um dos piores defeitos do livro, assim como a escrita da autora que é cheia de firulas. Definiria a experiência como: Um porre!

As Feiticeiras de East End não foi um livro que me agradou. Impliquei com tudo, desde com seu enredo, à escrita, até mesmo a diagramação, que é uma coisa bem superficial a se apontar, me deixou com um pé atrás. Suas personagens são fracas, acompanhar a vida delas é chato porque coisas que parecem que não vão ter importância na história são narradas do começo ao meio do livro. Se for para escolher entre uma delas, escolheria Ingrid porque a sua história foi a que me manteve em pé durante a leitura, por ser a mais agradável. Mas isso não quer dizer que seja boa. Além das outras feiticeiras, não temos nenhum aprofundamento ou destaque de outro personagem na leitura, o que é uma coisa ruim. Se a autora queria nos sensibilizar em algum momento com algum outro morador da cidade, ela deveria ter pelo menos colocado um pouco de apelo em algum deles. Não me pareceu fazer isso em momento algum.

O desfecho é aquela coisa vapt-vupt e isso me deixou muito irritado. A autora me deixou no escuro o tempo todo, mostrando algumas coisas que eu não compreendia (e ela não explicava) e outras que não tinham nenhuma importância, pra no final trazer tudo rapidamente. Explicando coisas que pareceram meio avulsas no começo e coisas que ela devia explicar, juntando tudo numa caçarola, fazendo uma mistureba muito da ruim. Não gostei das explicações, pareceram forçadas. O livro tem uns 300 mistérios e 301 são resolvidos no final. Tipo assim: Não sei de nada -> Sei de tudo porque em tal dia eu pesquisei e é isso. (E aquela mistura de mitologias, sem o mínimo de explicação?) Você não tem nenhum indício de que os personagens estão fazendo alguma coisa pra resolver aquilo e no final eles parecem ter passado a vida toda sabendo daquilo, mas nem sequer lembravam disso. Um desrespeito mesmo. Odiei. E pra terminar, deixo aqui a confirmação de que eu não tenho um pingo de vergonha na cara quando digo que quero ler a continuação. Gente, mesmo que o livro tenha sido terrível, o jeito como terminou... A curiosidade me consome. E pra terminar, "As Bruxas de East End" é um livro que Não recomendo!

Editora: iD
Autores: Melissa De La Cruz
Série: A Família Beauchamp - Livro Um
 Título original: Witches Of East End
Páginas: 310
  1 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário