24.1.14

Resenha: Terra das Sombras: O Inimigo - Henri B. Neto (Saga das Sombras #2)

http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/326040/TERRA_DAS_SOMBRAS_O_INIMIGO_1379686271P.jpg
No segundo volume da Saga das Sombras, Adrian Regis lida com as consequências da sua recém-descoberta sobre ser um Arcano. Com plena consciência dos perigos que correm seus amigos Líon e Serina, ele tenta fazer o máximo para manter os amigos sã e salvos do plano de vingança de Alexander Morton, ao mesmo tempo em que se concentra em reintegrá-los à vida social dos alunos da Constantine. Em O Inimigo nós temos o desenrolar da história que se iniciou no livro anterior, desta vez muito bem dosado com mais romance e suspense. Mas antes de devidamente começar essa resenha, devo informar que li o primeiro livro faz tempo e não me lembro da tal ligação entre os amigos de Adrian e o vilão da saga, já entendo o motivo da vingança, mas se existe algo mais, me escapa totalmente da memória. Isso parece ser uma coisa importante, então vou procurar o autor para ter as minhas dúvidas sanadas. Também preciso avisar que só pude aproveitar a leitura deste livro da forma que ele merecia quando já tinha solucionado as milhares de perguntas que se formaram na minha mente, essas só foram respondidas com a leitura propriamente dita.

Mesmo com vagas lembranças do livro anterior (lembro-me de ele ter sido bem introdutório, então acho que não perdi muita coisa), logo de início eu já consegui notar uma boa evolução na escrita de Henri B. Neto. Se no primeiro livro, suas palavras soavam leves e simples, um pouco rasas, diga-se de passagem, neste, ele dá um senhor aprofundamento nas cenas. Abordando-nos de uma forma extremamente visual, juro que consegui imaginar exatamente da forma como ele descrevia algumas cenas, a atmosfera, os trejeitos dos personagens, tudo é precisamente captado por ele e isso é um feito bem admirável. Com a já falada senhora evolução, mesmo este livro sendo quase tão pequeno e rápido quanto o outro, consegui ter uma fixação maior dos acontecimentos. O enredo é bem vapt-vupt, o autor economiza cenas adicionais, colocando apenas material importante, um atrás do outro. E isso me agradou bastante! Me fez devorar o livro em apenas uma sentada, ávido pela continuação. Mesmo que neste livro, nós tenhamos poucos acontecimentos, o que é descrito foi muito válido.

Com algumas trocas de pontos de vistas, Henri nos mostra as faces do universo que ele criou, movendo a história de forma bem dinâmica. O início do envolvimento de Adrian com Serina acontece rápido, mas justamente por esse dinamismo e a forma confortável como ele leva a história, as coisas acontecem numa velocidade aceitável. O que quero dizer é, que mesmo tomando poucas páginas, o romance foi muito bem representado, foi bem coeso e convincente. O que também é um feito admirável, uma vez que por um escorregão as coisas poderiam ter soado forçadas ou superficiais. Agora, se for pra falar de um personagem em especial, não poderia falar de qualquer outro que não fosse Oliver. Ele aparece sem deixar grandes expectativas, foi me criando um pouco de desconfiança e curiosidade a cada vez que seu nome era citado na história e no final, simplesmente tomou o livro de assalto. Roubando a cena para ele, fazendo um dos cliffhangers mais avassaladores que eu já li. 

O desfecho, como já disse nas linhas acima, é bem convidativo para o próximo. Tem o quê de ter o enredo se afunilando desesperadoramente nas últimas páginas do primeiro, mas é levado com muito mais habilidade do que em "O Guardião". Embora tenha ocorrido uma evolução da escrita do Henri, ainda é possível encontrar alguns erros, sinais de uma edição nem tão eficiente assim. E são erros bem grandes como "viajem", além de outros escorregões. Há também a incerteza quanto ao cenário em que a série se passa, não que isso seja um problema realmente grande, mas pela quantidade de referências que há à cidade que eles moram e suas características, eu imaginava que Ventura se localizasse nos Estados Unidos, mas aparentemente os personagens conhecem Sessão da Tarde, então são brasileiros? Realmente gostaria de saber... Mas, tirando isso, O Inimigo foi uma leitura que apreciei do começo ao fim, li nervosamente, ri, fiquei com raiva, ansioso, nervoso. Uma gama enorme de sentimentos, o que é exatamente o que espero em um livro. Só posso dizer aqui que espero loucamente pelo último volume, aguardando as perguntas acumuladas nesses dois livros serem respondidas da melhor forma possível. E, tenho muitas dúvidas quanto a esse final. Não sei se foi só comigo, mas a minha imaginação simplesmente viajou com as possibilidades. Recomendadíssimo!

Editora: Independente
Autor: Henri B. Neto
Série: Saga das Sombras - Livro Dois
Título original: Terra das Sombras: O Inimigo
Páginas: 280
4,5 de 5
Outros livros da série:

Nenhum comentário:

Postar um comentário