15.1.14

Resenha: A Seleção - Kiera Cass (The Selection #1)

Em uma sociedade distópica caracterizada por um sistema de castas que divide as famílias em grupos de acordo com suas vocações, localizada nas ruínas dos Estados Unidos, que agora se chamam Illéa, o príncipe do país decide fazer um concurso inusitado. Chamado de "A Seleção", a competição que muito se assemelha a um reality show, pretende escolher uma garota dentre trinta e cinco selecionadas. E dentre essas está America, que cai de paraquedas na lista das pretendes do príncipe Maxon. Ela já possui um relacionamento, o qual precisa manter em segredo devido ao fato de Aspen pertencer a uma casta inferior à sua, o que não melhoria a sua situação já precária. Com o pensamento no namorado, entrando na competição apenas pelos benefícios que trará à sua família. Uma vez dentro do concurso, America aprende que sua vida mudará e muito no tempo que nele permanecer.  

A Seleção, de início, me ganhou por essa capa. É impossível passar pela livraria sem notá-la e consequentemente, morrer de paixão por essa obra de extremo bom gosto. Com o livro em mãos (devo mencionar que ele é igualmente lindo por dentro), a história começa de forma tímida. Mostrando-nos a personagem principal, que narra o livro em tempo integral, e o mundo em que ela vive. Pouco demora até que America seja selecionada, não poderia ser diferente, afinal esse é um fato que é informado logo na sinopse. Embora o enredo estivesse se desenrolando bem rápido e a história estivesse sendo contada muito bem, havia algo que me incomodava. De alguma forma, esse livro me passou uma ideia superficial, clichê e água-com-açúcar assim que comecei a leitura. Os personagens não me cativaram o bastante, os diálogos pareciam-se com todos aqueles que vemos em livros de romance por aí. Até então não tinha visto um diferencial e não tinha ficado propriamente grudado ou com vontade de retornar à leitura a qualquer momento em que estivesse disponível. Para ser mais direto, queria largar o livro, ler outro. Meu pensamento: "Isso não vai mudar em nada a minha vida".

Mas, com o decorrer das páginas, com a já citada super habilidade da autora de contar a história muito bem, a história foi me ganhando mais e mais. Kiera Cass é direta, lembrando um pouco a escrita da Veronica Roth. Mas ao mesmo tempo, traz mais detalhes que a escrita da autora de Divergente, deixando a história mais rica, ao mesmo que entusiasmante e carismática. As semelhanças com outras distopias, me irritaram um pouco. Se você prestar bastante atenção aos aspectos parecidos, vai achar um bom número e isso é uma coisa ruim. Mesmo com as semelhanças, essa obra conseguiu alcançar o individualismo depois de um tempo, mérito da escrita envolvente e da história que cada vez mais se torna interessante e gostosa de se ler. A Seleção é um livro bem introdutório, não posso dizer que foi "parado" porque a história não me prometeu muita ação. O romance água-com-açúcar irrita, alguns clichês também, mas aprendi a me acostumar com eles e apreciar mais as coisas boas do que ruins do livro.

Ainda batendo na tecla das promessas, vejo que no começo da leitura, estava totalmente errado quando me indagava sobre o que este livro mudaria na minha vida. Com a leitura já concluída, posso afirmar: ele não mudou nada! Mas onde estava escrito que ele o faria? Eu não recebi nenhuma promessa ou expectativa que não fossem as minhas e logo vi que esperar algo de uma leitura é uma coisa pouco inteligente de se fazer e pretendo parar daqui por diante. Se for falar sobre o que A Seleção cumpriu foi me entreter, o que, no caso, é o dever de todo o livro, assim como me deixar interessado e curioso sobre o que aconteceria em seguida. O desfecho contém um cliffhanger, nível 4 de 5, nada que vá te deixar muito desesperado, embora eu já anseie para A Elite. Não imagino o que possa acontecer em seguida. De alguma forma, a falta de riscos que Kiera tomou neste livro me deixou meio que desprevenido para o que vier a seguir. Mas todo mundo sabe que é ótimo ter uma boa surpresa.

Editora: Seguinte
Autora: Kiera Cass
Série: The Selection - Livro Um
Título original: The Selection
Páginas: 368
4 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário