11.9.13

Resenha: Aquele Verão - Sarah Dessen


Aquele Verão
Há muita coisa acontecendo na vida de Haven... Primeiro, o casamento do pai com Lorna Queen, a “Mulherzinha do Tempo” da televisão local. Depois, o casamento da irmã Ashley com o chato Lewis Warsher, que não parece combinar com Ashley de jeito algum. Haven também não consegue ignorar o fato de ter quase um metro e oitenta e cinco de altura e ainda continuar crescendo. Ela mal consegue ver quem ela é agora ou onde ela pode se ajustar.
Então, o antigo namorado de Ashley, Sumner Lee, aparece e reacende as lembranças de Haven do verão quando seus pais eram felizes, a irmã era descolada e despreocupada, e tudo era perfeito... ou pelo menos assim parecia.




Eu peguei este livro por alguns motivos 1) no estande da iD na Bienal ele estava por apenas 19,90; 2) sempre quis ler algo da Sarah Dessen; 3) queria um livro que tivesse a temática de verão. A sinopse do livro, a capa e tudo mais, me passou uma imagem totalmente diferente do que encontrei no livro. Enquanto achava que ia encontrar algo leve e solar, acabei encontrando totalmente o contrário.


Apesar de enganar o autor quanto à temática, Dessen tinha uma boa história nas mãos que se fosse bem trabalhada levaria a um livro razoável. O livro é bem pequeno, porém muito arrastado. Ela passa boa parte desenvolvendo coisas que não são importantes ou interessantes para o enredo, com cenas que muitas vezes me fizeram ficar entendiado (nunca tinha tido um sentimento igual com um livro de apenas 200 páginas).

E, no final, ela resolve jogar tudo pro leitor. Confesso que ela me surpreendeu um pouco, mas ainda assim terminei a leitura com um sentimento de decepção. O enfoque que ela resolveu dar não me agradou nem um pouco, a forma da tratar a história (como já disse) também me irritou e os personagens não são nada carismáticos, então não cheguei a torcer para nenhum especificamente.

Aquele Verão é um livro que, pra mim, mesmo sendo curto, arrastou-se como se tivesse uma quantidade exorbitante de páginas. Entendo que seja meio difícil você incorporar conteúdo em uma história curta e até admiro um pouco a autora pela coragem. Mas, no final, acho que alguém devia ter dito a ela que o resultado não ficou tão bom assim. Li por aí que esse é o primeiro livro dela, ainda espero ler outros e ver se meu conceito muda. Não sei...

Editora: iD
Autora: Sarah Dessen
Série: Livro Único
Título original: That Summer
Página: 200
2,5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário