6.4.13

Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Assim que o livro Extraordinário saiu, eu fiquei extremamente interessado. Primeiro por causa dessa capa que é bem simples e curiosa, segundo por causa da sinopse. Estava procurando leituras diferentes e nunca tinha lido algo deste tipo até então, claro que lá no primário já folheei alguns livros infantis que possuem o bullying como tema central, mas este livro me pareceu ter mais consistência e complexidade do que os outros. 
Não precisamos dos olhos para amar, certo?
Apenas sentimos dentro de nós. [...]
O primeiro livro de R. J. Palacio trata de uma forma bem leve a história de August, um garoto que tem o rosto severamente deformado e decide ir à escola, expondo-se a todos os tipos de reações dos seus colegas. Mesmo que seja cruelmente caçoado em diversas partes do livro, August leva tudo com muito bem humor suavizando a história, porém mantendo a gravidade dos atos que nela são retratados. Em poucas páginas, acompanhamos um ano letivo inteiro na vida de Auggie, todas as mudanças ocorridas neste ano, no fim, nos fazem ficar mais próximos dele e, de certa forma, passar a sofrer junto com ele.
— Sempre haverá idiotas no mundo, Auggie — falou, olhando para mim. — Mas seu pai e eu acreditamos, de verdade, que há mais pessoas boas que más na Terra, e que as pessoas boas olham umas pelas outras, cuidam umas das outras. [...]
A narrativa muda diversas vezes durante a trama, sendo dividida em "partes", cada um com um personagem narrando em primeira pessoa. Isso ajudou muito porque, a autora conseguiu mostrar sempre as razões para o que maioria dos personagens fazia. Só achei que faltou uma narrativa comandada por Julian, que na maioria das vezes faz o papel de bully (o valentão), ele com certeza teve motivos para fazer aquelas coisas, mesmo que nenhum motivo seja justificável, mas acho que a falta de explicações acabou demonizando-o, o que é algo extremamente indevido tratando-se de um livro que contém situações que são extremamente próximas da realidade.
Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.
Enfim, não tenho muito o que falar deste livro, porque ele é muito raso e não achei necessário levantar mais questões além destas já apontadas. Mas, longe de mim fazer vocês acharem essas características se aplicam de forma negativa. A escrita de R. J. é muito bem medida, o seu modo de organizar o enredo é louvável e os seus personagens são extremamente cativantes, desde a família de Auggie, seus amigos, o diretor da escola, até o próprio August. Recomendo esta leitura se você quiser passar o tempo com um livro que, no final, ainda irá mudar o seu jeito de pensar de alguma forma. 

Editora: Intrínseca
Autora: R. J. Palacio
Série: Livro Único
Título original: Wonder
Páginas: 320
4 de 5

Um comentário:

  1. AMEI DEMAIS ESSE LIVRO! Lindo e tocante! Um aprendizado! :D
    Ótima resenha!

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir