1.3.13

Resenha: Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban - J. K. Rowling (Harry Potter #3)


Com a leitura mais do que prazerosa que fiz de Câmara Secreta nos momentos finais do mês passado, resolvi pegar o terceiro livro da série de Harry Potter para ler, pretendendo criar um ritmo de um livro do universo de Rowling por semana. Fato é que, comecei Azkaban cheio de pretensões e expectativas. Infelizmente, nem todas elas foram atendidas. 

Este livro não é o meu favorito da série até agora, na verdade, é a classificação mais baixa que dou aos livros lidos até agora. O filme também não me agrada muito e é natural que o livro também não tenha me agradado, não gosto de alguns personagens que são apresentados, assim como situações, embora possa garantir que este livro é extremamente importante para o andamento da trama central.

Uma coisa que me agradou muito, assim como nos outros livros, e ficou muito aflorado neste, foi o humor negro e sarcástico-britânico de J. K. Rowling, é delicioso ler essas páginas cheias de ironias e piadas implícitas, sem dúvida, é uma forma inteligente e sutil de trazer mais leveza ao texto. Texto esse que, por sua vez, traz uma grande transição da "infantilidade" dos livros anteriores para uma pegada mais obscura e complexa que, assim como visto nos filmes, creio que irá ficar mais forte até o ponto final da saga.

Se você acha que eu não gostei de Prisioneiro de Azkaban, ou que eu achei ser um livro ruim. Muito pelo contrário, a minha classificação mais baixa apenas se refere aos outros livros lidos até agora. O livro continua tendo aquela trama bem amarrada e fantástica, os personagens caricatos e sempre memoráveis. Depois de todo o sucesso e a falação sobre Harry Potter, o macete ao ler a série pela primeira vez é começar sem esperar nada. Vou fazer isso da próxima vez. Apesar de tudo, recomendo!

Editora: Rocco
Autora: J. K. Rowling
Série: Harry Potter - Livro Três
Título original: Harry Potter and the prisoner of Azkaban
Páginas: 348
Tempo de leitura: 5 dias
Nota: 4 de 5

Outros livros da série:

Um comentário:

  1. Sério que você preferiu os dois primeiros livros?? Eu lembro que na época em que li Azkaban eu o achei demais, bem melhor que os dois anteriores, que aliás eu já tinha amado. Mas os livros da série vão melhorando absurdamente a cada volume, nenhum decepciona e cada um praticamente supera o anterior, pelo menos foi essa a minha sensação. O Cálice de Fogo é sensacional, um dos melhores. Mas o último livro é animal... Você vai ver quando chegar lá! =)

    Bj
    Livro Lab

    ResponderExcluir