30.1.13

Abandonei: A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin


A Guerra dos Tronos
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.
Eu peguei o livro A Guerra dos Tronos do George R. R. Martin para ler recentemente. Na verdade, eu só comprei porque o preço estava ridiculamente baixo no Submarino e, assim que chegou aqui em casa, posso dizer que tive algum tipo de arrependimento. Pouco tempo depois, vendo diversas resenhas positivas pela blogosfera, resolvi dar uma chance ao livro. O que me assustou logo de cara foi o número de páginas e o tamanho das letras, no início, tudo acabou saindo melhor do que eu esperava, o autor conseguiu levar a história medieval com uma escrita contemporânea e sem firulas, pelo menos para mim. Depois de mais ou menos 5 dias penando para chegar à página 100, continuei tentando fazer o livro funcionar. Cheguei em uma parte que já não me interessava e depois de muito tentar, resolvi abandoná-lo. Abandonar um livro é como abandonar um amigo enquanto ele estava contando uma história, uma história dele, que apenas ele sabe e só ele sabe o quanto é importante. Por isso, eu costumo pestanejar muito para largar um livro de mão. Enfim, depois de interromper a leitura do primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo fiquei pensando mais claramente nos motivos que me fizeram ter esta atitude. Na verdade, até mesmo durante a leitura, quando ela já não estava mais me agradando tanto assim, já comecei a ter um certo tipo de pensamento. Que me dizia, por que continuarei lendo isso se não estou gostando? Por que estou "perdendo tempo" com esse livro que não me agrada, tendo tantos outros que provavelmente gostarei esperando na fila para serem lidos? Deixo aqui as minhas sinceras desculpas, pois sei que muitas pessoas estavam esperando por uma resenha desse livro aqui, mas é que simplesmente ele não funcionou pra mim. Como não pude até o final, não posso classificar o livro como bom ou ruim e peço que você não se desanime com esse texto. No mundo literário, inclusive na blogosfera, tudo é uma simples questão de opinião. Vejo constantes brigas entre adoradores de sagas diferentes julgando um livro como bom ou ruim. Eu, sinceramente, acho que todo mundo tem o direito de dar a sua opinião. Mas isso não quer dizer que sua opinião tenha que ser tomada por todos. Por isso, deixo aqui o meu aviso: A minha opinião é essa, o livro foi chato? Sim. Não me senti motivado a continuar a ler? Sim. Mas talvez você se sinta, assim como existem muitas pessoas que leram esses livros de mais de quinhentas páginas em poucos dias. Eu não sou uma delas, infelizmente.

7 comentários:

  1. No final você não disse por que largou o livro. Não é simplesmente dizer que "não funcionou" e que "Sim, é chato". Mas por que ele não funcionou ou por que ele é chato pra você.

    Sim, respeito opiniões, mas tudo bem, rs, pelo menos você teve a coragem de falar e a atitude de largar o livro né :D

    Tenta pelo menos assistir a série :D

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Entendo esse sentimento.Também já passei por isso. É horrível largar um livro na metade, mas as vezes não tem jeito.
    Uma coisa que faço é tentar denovo depois de um tempo. As vezes me surpreendo pq passo a amar a história. Acho que livro tem muito isso: as vezes não se adequa em uma fase da nossa vida e depois passa a se encaixar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa entendo muito voce, acho que faria a mesma coisa. Minha namorada compro a coleção do Cronicas de gelo e fogo e não sei como ela vai ler tudo, se ela pegar pra ler acho que vai terminar soh no final do ano..kkkk
    Ja li as resenhas do livro, vi o seriado que é baseado no livro, e a historia parece ser bacana mas quando vejo o tamanho dos livros ateh da uma tristeza... :)

    ResponderExcluir
  4. nao sei o que esta acontecendo comigo peguei o livro para ler e simplesmente nao estou entendendo nada...

    ResponderExcluir
  5. nao sei o que esta acontecendo comigo peguei o livro para ler e simplesmente nao estou entendendo nada...

    ResponderExcluir
  6. o Box que peguei o livro tem mais de 1000 página só o primeiro com letras pequenas kkkkkkkkkkk mas então realmente tem que fazer um esforço para ler... Estava começando a ficar chato mas não ia desistir, quando de repente cheguei na Página 760 e alguma coisa não lembro agora preciso ver em casa O LIVRO SE SUPEROU WHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA finalmente começou esquentar e muitooo!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Poxa, que ruim! Dá uma dor no coração de abandonar um livro, é como você mesmo falou (ótima comparação)! Mas quando não funciona, não tem pra quê continuar se não é uma obrigação. Eu fiquei tentado em comprar na promoção também, mas não tenho interesse na história. Assim como nunca tive, por exemplo, em Harry Potter. Nunca li e não sei se um dia lerei. Mas, boa sorte na próxima escolha de compra e leitura! :)

    Abraço!
    www.musicatvetc.com

    ResponderExcluir