6.4.12

Resenha: Garota Replay - Tammy Luciano



Garota ReplayEditora: Novo Conceito Jovem

Autora: Tammy Luciano
Ano: 2012
Título original: Garota Replay
Páginas: 144
Tempo de leitura: 3 dias

Eu não tinha muitas expectativas acima de Garota Replay, boa parte da blogosfera que já leu o livro o classificou mal e as resenhas até agora... Poucas delas foram positivas, então fiquei com medo de não gostar, ao mesmo tempo que me livrei de boas expectativas, não esperava quase nada de Garota Replay e talvez seja por isso que eu tenha me surpreendido.

O livro conta a história de uma garota carioca e que vive na Barra da Tijuca chamada Thizi. Sua vida não é só sol, praia e mordomia. Ela acaba de descobrir que seu namorado. Tadeu, é um cafajeste e ao mesmo tempo também está preocupada com o que pode acontecer com Gabiru, o amigo do namorado que estava no carro que Tadeu fez questão de esmagar no poste.

Acontece que Gabiru está à beira da morte e Tadeu está quase perdendo um rim. Ela tira um noite para tentar voltar à vida antiga, ela não quer mais saber dessas coisas e quer só dançar, sem pensar no que acontece de ruim com ela. Mas, o que era para ser uma ida simples à boate, para espairecer, acaba sendo o momento mais marcante de sua vida. Ela se encontra com uma garota igualzinha a ela. Sua replay.
Fiquei conhecida como o tipo de mocinha que ganhava um grande kit promocional de maquiagem e, quando iam entregar, tinha saído de casa, sendo desclassificada da premiação.
Eu gostei da história do livro e acho que isso se deve muito à escrita de Tammy. Mesmo que às vezes sua vontade de se tornar engraçada acabe estragando a piada, as tiradas cômicas, em sua maioria, funcionam. Sua escrita me parece espontânea, mas pouco verdadeira. Thizi tinha tudo para ser aquela garota carioca e feliz com quem a gente se identifica, mas a autora pode ter dificultado um pouco isso. Tudo soa como falso realismo.

Os personagens, em sua maioria funcionam, porque se isso não acontecesse a história estaria completamente arruinada, mas novamente o falso realismo de Tammy estraga um pouco as coisas. A maioria dos personagens soam como "isso não existe". Eles não se encaixam no enredo do livro e Thizi não é muito carismática. Novamente, afirmo, ela tinha uma boa oportunidade para isso, mas não conseguiu.

Os cenários, por sua vez, são bastante familiares e acho que isso é o que há de melhor em um livro escrito por uma brasileira. A Barra da Tijuca, tão próxima de mim, suas praias e o Rio de Janeiro são coisas bem familiares, assim como para pessoas que moram em outros estados. Brasileiros se identificam com os programas de Thizi e os cenários acertam nesse aspecto.
A vida toda fui uma fraude de lembranças. Então, como lembrar de uma irmã? A vida tinha sido boa para ela até ali. Onde quer que morasse, quem quer que a tenha criado, ela parecia melhor do que eu.
O enredo é bem leve e isso facilita a leitura rápida, além da quantidade páginas. Mas pode pecar um pouco por ser bem confuso. Ou talvez, posso nomeá-lo como infantil. Em algumas partes chega a questionar-se que Thizi e seus amigos/ inimigos sejam jovens que façam faculdade. Algumas coisas que podiam ser evidenciadas ou tratadas de um jeito mais adulto - como a ausência dos pais dela - são passadas infantilmente.

Eu fiquei um pouco decepcionado quando ela finalmente explicou ao leitor o porquê de Thizi ter uma replay. Claro, isso não foi um erro da autora, afinal, esse é o jeito que ela escolheu de conduzir sua história. Mas misturar a realidade dos cenários e acontecimentos com outras dimensões e várias versões de uma pessoa só ficou um pouco estranho e confuso, não pegou.
Aquela garota certamente sou eu! Eu tinha uma garota Replay de mim mesma parada na minha frente.
Você deve estar imaginando que poucas coisas tiveram uma boa avaliação e se pergunta como posso ter me surpreendido positivamente com esse livro do jeito que estou escrevendo os primeiros parágrafos da resenha. Bem, o final mudou completamente a minha percepção desse livro, ele é simplesmente fantástico e muda totalmente o rumo, cor e jeito da história. A infantilidade dá lugar à criatividade e a influência visível das telenovelas.

Mesmo que Thizi não me convença, o casal principal, formado por ela, obviamente, me convenceu. O romance é o carro chefe de Garota Replay e os dois combinam muito bem, Thizi e Tito são aquele tipo de amigos que não se desgrudam e daí sempre vem uma paixão na certa. Mas a forma como Tammy deixa isso explícito desde o começo, ela parece endeuzar Tito antes mesmo de apresentá-lo formalmente ao leitor. Eu não gostei disso.

Se alguns livros pecam por conterem inúmeros páginas que você não faz ideia do porquê de existirem, Garota Replay é aquele livro que você gostaria muito que tivesse mais páginas. A sua história é tão envolvente que não dá pra parar de ler e você só se contenta quando termina. Eu tiraria o resumo constante da história por mais detalhes, mais páginas e mais Garota Replay!

A edição da Novo Conceito está de parabéns. Sim, temos que reconhecer que ela evoluiu muito. Se alguns anos atrás era possível descobrir uma penca de erros nos livros deles agora está ficando cada vez mais difícil. A fonte foi muito bem escolhida, o tamanho dela também, a primeira folha, que carrega o nome do livro, está com a mesma fonte da capa o que antes não acontecia muito. Vide Querido John e até o recente Para Sempre.

Uma coisa que achei de extremo mal gosto foi a capa. Desde o início essas bonequinhas me lembraram as Bratz e contribuiu para a minha falta de expectativas. Eu esperei algo ao nível de Sou Toda Errada, o livro anterior de Tammy e a NC me vem com essa capa... Acho que infantilizou demais o livro e, se estivesse numa livraria, procurando por um bom livro chick-lit/ jovem adulto com uma história diferente, passaria longe desse, julgando pela capa. Iguala-se demais aos livros infanto-juvenis da Editora Fundamento e o livro  não tem nada de parecido com essas publicações.

Concluindo-se, Garota Replay é um livro que tem muitos erros notáveis, é divertido, envolvente, dá pra ler bem rapidinho... É importante que não se julgue pela capa. Vai na fé e ame! Do meio pro final só tem a melhorar, muitos elogios ao livro, que surpreendeu bastante e é uma boa indicação de livro para 2012, não o coloco como o melhor do mês ou ano, mas me divertiu, entreteu e é creio que é pra isso que o livro foi criado. Garota Replay não foi feito para mudar vidas, é só pra diversão e isso ele tem de sobra!
O mais difícil da vida acontece sem o nosso controle, sem a nossa chance de voltar atrás. Podemos rever o passo das palavras, pedindo desculpas por ofensas ou afirmações mal-colocadas. Tentamos e podemos consertar certos erros, mas não podemos reviver um corpo sem vida.
9/10
Justificativa: Jovial e maduro, surpreende.

+ Plus

Dia 14 de abril, próximo sábado, às 17 horas, na Livraria da Travessa do Barra Shopping, vai ter evento de lançamento de Garota Replay, o livro resenhado aqui no blog! Eu estarei lá autografando meu livro e vou pedir pra Tammy autografar o de vocês pra sorteio! Aí embaixo o convite:

Aqui está o convite do lançamento no Rio! Espero todosss vocês! Blogueiros queridos, me ajudem a divulgar o evento nos blogs! Desde já, meu enorme agradecimentooooo!

Um comentário:

  1. Obrigada pelo carinho com Garota Replay! Fico feliz que tenha gostado do livrooooo! Muito sucesso para o seu Blog. Eu adorei conhecê-lo!!!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br
    @tammyluciano

    ResponderExcluir