29.2.12

Diário de Bordo #004: O leitor crítico

Crônicas e textos sobre as aventuras do humilde autor deste blog para se tornar um escritor. Sobre os livros, como fazê-los e as dificuldades do mercado, tudo isso no Diário de Bordo.
Quando você termina um livro, tendo editado-o por completo ou não, está apaixonado por ele e pelo quê você criou. Afinal, fora uma longa e árdua jornada até chegar aqui, com todas essas letras, palavras, verbos, depois de ter construído todo um enredo, história e seus personagens. Mas, claro, daí vem a incerteza. Será que meu livro é tudo isso mesmo o que eu acho?

Essas dúvidas me envolveram assim que terminei a escrita de Roleta Russa, mesmo que achasse que seria o grande best-seller da minha vida ainda achava que tinha que ouvir um opinião de fora, uma opinião que não seja imparcial como a minha que aponte os erros reais. Familiares? Eu já tentei, mas claro, eles adoraram o livro e alguns nem tiveram coragem de por os olhos no livro, por não terem hábito de leitura.

Até que, nesse mundo dos blogs, descobri algo que me ajudaria muito. Era fácil! Eu só tinha que conseguir um leitor crítico que tivesse uma boa experiência e pudesse compreender a mensagem que quero passar no livro, assim como todas as coisas que podem parecer estranhas aos olhos de leitor. Mas como achá-lo? Como encontrar alguém que tivesse a mesma ideia que eu?

Depois de um tempo procurando, pude perceber que era completamente impossível. Pois, só eu terei a ideia perfeita de cada palavra e o que quis passar ali. Algumas cenas que, para mim, são importantes e eu não medi esforços para defender na hora crítica de cortar cenas desnecessárias vão passar um pouco despercebidas pelo leitor, fazendo-o reparar em outras cenas que possam caracterizar o caráter do seu personagem favorito.

Eu resolvi escolher por blogueiros, criando uma campanha de divulgação, algo que muitos outros autores iniciantes fazem por aí. Eu ainda estou para enviar o resto dos exemplares e por enquanto só alguns blogueiros estão com o meu livro na mão. Sim, eu fiquei bastante apreensivo e assim estou até hoje, esperando sua resposta, mas sei que não devo me prender a elas.

Um leitor crítico, de certa forma, pode ser muito bom para você poder notar o que fez de errado e bom no livro e poder destacar o lado bom da história no próximo livro e tentar excluir por completo algo que a pessoa que provou o livro não gostou muito. Escolhi blogueiros porque eles têm uma experiência literária e sabem muito bem analisar os pontos fortes e fracos de um livro.

Mas claro, antes de tudo, eu prometi a mim mesmo que não me abalaria com quaisquer opiniões ruins. Sim, vou procurar melhorar, mas há coisas que fazem parte do que planejei desde o início para o livro e que não posso mudar simplesmente porque não vai de acordo com a opinião do leitor. O leitor crítico é uma ótima opção para poder avaliar seu livro antes das editoras.

Mas se deve tomar cuidado, o jeito como você escreve e a ideia central do enredo não pode ser mudada, se você acha que isso não deve acontecer.


matheus goulart
autor de Roleta Russa, compre: http://www.bookess.com/read/9411-roleta-russa/
acesse o blog da série: www.serieroletarussa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário