13.9.11

Resenha: Ela disse, ele disse - Thalita Rebouças

Editora: Rocco –– Jovens Leitores
Autor: Thalita Rebouças
Ano: 2010
Título Original: Ela disse, ele disse


O primeiro dia de aula numa escola nova. Quem nunca sentiu um friozinho na barriga. E sempre bate aquele medo. Será que vão me aceitar? Será que farei amigos rápido? Será que a escola é legal? Será os professores são legais? Será que a comida da cantina é boa?
–– Oi. Beleza? [...] Não creio! Alguém falou comigo! Alguém falou comigo! Não posso perder tempo, preciso ser simpática, que sorrir mostrando os dentes, preciso me mostrar interessada, engranar um diálogo incrível!, planejei.

É com essas perguntas que o adolescente fica em um dilema pré-escola e Thalita Rebouças é a melhor pessoa para falar sobre isso como se fosse uma adolescente, ou melhor, dois! A narrativa é alternada entre os personagens Rosa e Leo, os dois são novos na escola Dinâmica e o livro acompanha pela perpesctiva dos dois a chegada em uma escola nova, o descobrimento do amor e o bullying.

Ela disse, ele disse tem uma linguagem atual. Ele fala sobre roubadas que as pessoas podem se meter se, por acaso, algum vídeo seu bem contransgedor for cair no YouTube. Thalita é uma fofa, ao contrário de minhas outras experiências com narrativa alternada, essa foi muito boa. Porque, em certos momentos, quando você achava que o comportamento de um personagem se devia a algo, quando vemos o ponto de vista do próprio personagem, vemos que é muito diferente do que o outro tinha destacado.
Eu estava começando a achar essa Rosa meio antipática. Eu ali, cheio de amizade para oferecer e ela toda monossilábica, caladona. Mas o que eu queria mesmo era uma carona para casa. Levei um pisão durante do jogo do recreio e na hora não doeu nada, mas estava começando a incomodar.  Já tinha perguntado para todo mundo do time se eles poderiam me dar uma carona, mas todos voltavam pra casa de ônibus.
O livro basicamente é cheio de piadas e acontecimentos engraçados –– outros, por sua vez, bem sérios e bem tratados pela autora ––. Fiz algo que não fazia a muito, ri de gargalhar com algumas passagens do livro. E, surpreendentemente o li em apenas um dia! Com somente dois intervalos para beber água e ver TV. O universo adolescente é real no enredo e nada é forçado ou irreal.

Thalita ultrapassa os limites dos YA (Young Adult/ Jovem adulto) trazendo uma forma que só ela tem de escrever para o jovem como se fosse seu amigo, mostrando –– mesmo que subliminarmente e sem aparentes intuitos –– a nós algumas lições sobre a preservação pessoal e também sobre o universo do sexo oposto. Terminei o livro rápido e feliz, com um sorriso no rosto.
Ai, minha mãe era chata quando atacava de consultora sentimental... O problema é que algumas vezes eu achava que o Leo queria conversar comigo por horas a fio, outras eu tinha a nítida impressão de que ele ignorava minha presença.
Você acaba se deparando com a moral de que a amizade é maior do que tudo. Do que uma suspensão, expulsão e tudo de ruim que acabará acontecendo. Seus amigos sempre estarão lá. A diagramação é fofa, mudando de fonte quando Rosa e Leo falam. O melhor é que, você não fica preso a um capítulo. As cenas são, muitas vezes comentadas pelos dois seguidamente o que acaba dando suspense e mais emoção ao que a autora quis mostrar.

A narração da Rosa, destaca muito mais toda a cena. Ela repara mais nos detalhes, pensa mais sobre o que as pessoas dizem e fazem se pergunta mais sobre as coisas. E, sua cabeça maluca acaba criando um bordão em que ela sempre ao fazer algo exagerado diz a característica e depois "é, eu sou assim às vezes". O Leo não se preocupa muito nos detalhes é mais de agir, porém a Rosa sempre tira conclusões erradas sobre o que ele faz e ele virse-versa dela.

Amei todo o conceito da Thalita no livro, toda a digramação e capa da Rocco e todo o trabalho envolvido neste livro. Mereceu as trinta mil vendas de exemplares nos primeiros trinta dias e Thalita, sem dúvida alguma merece muito estar entre as escritoras mais vendidas do Brasil! Parabéns Rocco e parabéns Thalita, pelo incrível lançamento! Enfim, não dá para falar muito de um livro que a gente gosta muito. Eu amei esse, então você já sabe... Só fica aqui minha indicação para leitura, leia se você gosta de um livro propositalmente sem nenhum propósito de ter uma moral ou nos ensinar algo maior!
Nem acredito que tive coragem de pegar no rosto do Leo! E com a mão gelada, de tão nervosa que eu estava! Será que ele reparou? Será que ele está se achando, pensando que eu estou apaixonada e, por isso, fiquei com a mão nervosa, digo, gelada perto dele? Nervosa eu fico só de pensar que peguei no rosto gelado dele. Digo, quente. Droga, ele agora tem certeza de que eu estou apaixonada e eu tô zero apaixonada. Mas por que a minha estava gelada? Ah, porque não é todo dia que eu pego no rosto de um menino legal e bonitinho... Elee certamente reparou no gelo glacial da minha mão. Ela parecia ter vindo do Pólo Norte! É... A minha cabeça estava a mil por hora.
5/5

6 comentários:

  1. Parece ser um ótimo livro! E a sua resenha então... ficou ótima, adorei os trechos que separou! Parabéns :]

    Abraços, Anderson
    www.hookedforbooks.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro me chama a atenção por ser um dos primeiros da Thalita, e tenho uma curiosidade enorme para ler algo dela, com tanta coisa que falam, ela deve ser uma boa autora. Ou não? HAHA. Gosto de narrativas alternadas, acho que o livro ganha muito quando é bem feita, como Rick Riordan fez em 'O Herói Perdido'. Só tenho a impressão que a Thalita "americaniza" muito os livros dela sabe, que mesmo se passando no Brasil, são totalmente essenciais no High School dos EUA sabe, mas não sei, é uma impressão que tenho, porque não vejo muita gente se identificando, se vendo no lugar nos personagens, como acontece com outras autores adolescentes hoje em dia sabe. Que bom que o livro passa mensagens interessantes, e trata de assuntos atuais, como o bullying - que não vire modinha, por favor! Gosto da Thalita pelo modo com ela trata, muito bem, seus fãs e por ela ter incentivado tantos e tantos jovens à ler ou voltar à ler em nosso país, nisso ela já ganhou um ponto comigo. Ainda lerei um livro dela, e esse com certeza é o que mais me chama a atenção, e sua resenha só me incentivou a fazê-lo, abraço!

    ;* Livros, Letras e Metas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tecnicamente, esse não é um dos primeiros livros dela. Aliás, é até "recente" comparado à toda a coleção.
      A Thalita tem uma maneira única de demonstrar seus personagens e eu consigo me colocar no lugar de todos eles. Assim como meus amigos - que leram meus livros dela - também se identificaram...

      Excluir
  3. Nunca li nada da Thalita, mas já li muitas coisas sobre a Thalita! O que ainda me impede de pegar livros dela para ler? O preço. Sério, gente, eu sou uma imensa apoiadora dos livros de escritores brasileiros, mas preciso dizer que dói pagar tanto em livros de publicação nacional. 90% das vezes o preço é salgado, e sendo Rocco é AINDA MAIS salgado, rs.

    Beijocas
    Guta
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  4. A Rosa é toda detalhista, narra coisas em três páginas e o Leo em um parágrafo!!! Ainda não li outros livros da Thalita, mas pretendo, porque a Thalita não é apenas uma escritora, ela consegue falar com a gente, nos entender! E eu já tinha me apaixonado pela personalidade da Thalita antes de ler um livro dela, agora eu amo!!! Adorei sua resenha, beijos.

    http://garotasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir