14.7.11

Resenha: Noites de Tormenta - Nicholas Sparks

Avaliação de livros. Uma crítica e conclusão sobre o livro que acabei de ler. Pontuação: Péssimo (0), Ruim (2), Regular (3), Bom (4), Muito Bom (5)
Editora: Novo Conceito
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2002 (EUA) 2008 (BRA)
Título Original: Nights in Rodanthe

Noites de Tormenta acompanha as vidas de Adrianne Willis e Paul Flanner. Ela, uma mulher de 60 anos que dedicou sua vida aos filhos, netos e ao trabalho, e que ainda acredita em amor como condição essencial para uma vida plena. Ele, um médico conceituado com problemas de relacionamento com o filho.

Ela busca refúgio em Rodanthe, pequena cidade na Carolina do Norte, indo passar um fim de semana na pousada de uma amiga. Ali espera encontrar a tranqüilidade de que precisa desesperadamente para refletir sobre os conflitos que a angustiam: seu marido pediu para voltar para casa e sua filha adolescente critica todas suas decisões.

Pouco depois de sua chegada, ouve-se a previsão de uma grande tempestade, e o Dr. Flanner chega à cidade. Único hóspede da pousada, ele não está atrás de um final de semana de descanso, e sim enfrentando uma crise de consciência.

Agora, com a tempestade se aproximando, eles procuram consolo um no outro e, em um final de semana mágico, iniciam um romance que trará mudanças para ambos, repercutindo pelo resto de suas vidas.

Em sua narrativa com vai e vem entre passado e presente, o livro revelará dúvidas, conflitos, contradições, cicatrizes e dores carregados pelo destino que uniu este casal e o efeito que essa união trouxe para o amadurecimento familiar de ambos os lados.

Esse livro é realista. Adoro o jeito como Nicholas Sparks nos conduz á um romance perfeito ao mesmo tempo que depois corta nossos corações mostrando os caminhos da vida seguindo para lados diferentes, geralmente com o casal principal.

Eu li este livro simultaneamente com a minha tia que gostou muito do que leu. Também adorei mas minha leitura seria mais apreciada se não tivesse visto o filme. A versão cinematográfica meio que adapta mais as coisas e vendo por este lado, eu gostei mais do filme.

O jeito da narrativa vai-e-vem me incomoda muito principalmente por começar o livro já sabendo de um grande spoiler >Adrienne não está com Paul com 60 anos, o que indica que eles se separaram por algum motivo<.

Do mesmo jeito, continuo amando essa história. Sendo este o meu primeiro contato com o Nicholas. A diagramação está perfeita, pecando na capa com os atores, o que me incomoda bastante. Mas a Novo Conceito não colocou muita informação na capa, o que deu um ar de leveza à história.

O livro é bem pequeno e eu li no intervalo de outra leitura. Nada como Sparks para adoçar minha leitura com um romance de tirar o fôlego. Tudo estava ótimo, a história de Paul com Mark, seu filho. A história de Adrienne e sua separação... 

Recomendo muito a leitura, mas fique longe se você não gostar de emoções muito fortes.

2 comentários:

  1. O que? Eu ADORO leituras com emoções muito fortes! Ainda não li nada do Nicholas, porém já vi os filmes baseados em algumas obras dele (não esse ainda) e achei curioso o fato de você- nesse caso - ter preferido o filme... Quero conferir os dois,mas vai demorar um pouquinho, a fila de livros pra ler aqui em casa é enorme e a fila de livros pra comprar aumenta a cada nova boa resenha que leio (como essa!)... Geralmente capas de filmes no livro não me incomoda, mas realmente esta não chama muito minha atenção...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse livro já está na minha lista de desejos há um tempão. Adoro o jeito que o Nicholas escreve, o realismo ao mesmo tempo que tem um romance e tal. E com certeza acho que é mais fácil gostar de um livro quando não vimos o filme ainda. Adorei a resenha. Só me deixou mais ansiosa pra ler.

    Depois passa lá no blog *-*

    Beijos,

    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir