20.2.11

Me and my books (#2)


Novidade aqui no Bobagens e Livros, este post mensal irá fazer uma entrevista (de apenas, sim, apenas, cinco perguntinhas) com um bookaholic da blogosfera a respeito de sua coleção de livros, suas manias e obras favoritas. Vamos começar? A entrevista da segunda edição do Me and My Books é a Guta do Murphy's Library. No fim, o link do blog e do twitter das garotas.

1) Qual foi o primeiro livro que colocou em sua prateleira? E o último livro que colocou lá?



O primeiro? Não lembro, sinceramente. Um dos primeiros foi o livro de comemoração do aniversário de Walt Disney, mas eu li tanto e emprestei tanto que ele não está mais comigo... Outro foi O Pequeno Príncipe, que também foi emprestado e nunca mais voltou. Em seguida— e esse eu me recordo bem de quando ganhei— foi um kit com os livros do Marcos Rey da Coleção Vagalume. Os dois últimos foram Linhas, da Sophia Bennet e Morte e Vida de Charlie St. Cloud, do Ben Sherwood, que ganhei na sexta-feira e foram para minha estante ontem!

2) No blog Murphys Library, em que você divide papos e posts com a Maeva, fica bem claro que vocês tem um certo "afeto" pela série "Harry Potter" de J.K Rowling. Vocês costumam combinar em gostos para livros?

J.K. Rowling foi o que nos aproximou. Não digo que foi o motivo por sermos amigas, porque motivos nós criamos depois, mas foi o que nos deu a oportunidade de criar nosso vínculo de amizade, por isso o afeto! Fora que Potter é Potter, anos da minha vida foram dedicados a essa série. Quanto aos nossos gostos por livros, são extremamente semelhantes. Eu não deixo de ler um livro se a Má não gostou, mas leio com 90% de certeza que não vou curtir. Muitas pessoas, quando começamos o blog, achavam que éramos irmãs. Eu já acho que se fôssemos irmãs não seríamos tão parecidas...

3) Você tem alguma neura de limpeza ou maluquice para com seus livros?


Minha neura poderia ser chamada de trauma. Moro numa casa estilo chalé, com muita incidência de cupins... Quando minha estante era aberta, aconteceu de cupins a atacarem e eu perdi um livro inteirinho por culpa disso. Hoje sou meio neurótica e toda vez que abro minha estante (que agora é fechada) dou uma afastada em todos os livros e verifico se não tem nada esquisito. E limpo, muito. Gosto de tirar todos os livros, limpar tudo e reorganizar.

4) Qual o seu autor de livros favoritos? E o gênero preferido (chick-lit, ya...)?

J.K. Rowling é diva, sem dúvidas. Acho que ela é uma autora completa, e eu acho que é isso que devemos procurar em um autor. Os livros dela são de fantasia, mas você podia sentir TUDO enquanto os lia. Acho que isso é talento, e é admirável em alguém. Meu gênero preferido era fantasia, até bem pouco tempo atrás, hoje é paranormal (fui fisgada!).

5) Se pudesse terminar uma série de jeito diferente. O que faria e com qual seria o faria?

Nenhuma. Por mais que eu não goste de um final de uma série, eu não mudaria o final de nenhuma. Cada final de série é um final de um ciclo, e ninguém melhor do que a própria autora ou autor para entender onde seus personagens devem acabar no final desse ciclo. Eu posso citar várias séries que não gostei do final, e uma delas faria várias pessoas quererem me matar: Senhor dos Anéis. Mudaria praticamente tudo da metade pro fim do último livro. Outra série que eu tenho uma relação "bittersweet" com o final dado pelo autor é Fronteiras do Universo. Acho lindo, acho um final extremamente digno, mas me fez sofrer de um jeito que eu daria uma mudadinha bem de leve só pra dar ao leitor uma esperança de que algo diferente pudesse acontecer "depois" do final. Mas se eu tivesse esse poder "na prática", acho que realmente não aplicaria minhas mudanças, porque é questão de opinião. E por aí vai...

Agradecemos à Guta por nos fornecer a respostas destas perguntinhas. Como prometi no início, aqui tem todo o jeito de encontrar as garotas.

[+] Pela versão brasileira do Murphys Library.
[+] Pela versão em inglês do blog.
[+] Pelo twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário