23.1.11

Interview > Simone O. Marques


Eu me apaixonei por sua obra, um livro cheio de aromas e sabores. Agridoce é apenas um dos livros de Simone O. Marques, um dos novos talentos da literatura brasileira. Nesta entrevista, ela conta a nós sobre as dificuldades da literatura brasileira, sobre sua obra e sobre vampiros. Acompanhe e saboreie essa mágica entrevista, reabrindo esse nosso espaço:

1) O que a inspirou no título do livro, "Agridoce?"
O título diz respeito aos tipos de experiências que a protagonista Anya irá vivenciar. Serão coisas doces e amargas, e como ela é uma estudante de gastronomia e tem uma afinidade com aromas e sabores, acreditei que Agridoce iria retratar isso bem.


2) Quando começou a escrever o livro e quando decidiu que gostaria de escrever uma obra sobre vampiros?
O livro foi baseado num conto que escrevi em 2007. Divulguei o conto em comunidades do orkut e ele agradou aos leitores e muitos deles começaram a me pedir para transformar em livro, então nasceu o livro Agridoce. Escrever sobre vampiros não estava nos meus planos em 2007, mas recebi um convite de uma editora que estava publicando uma antologia com contos sobre o tema. Fiquei curiosa em descobrir como eu me sairia e então escrevi.


3)Você tem inspirações de outros escritores? Se sim, dê exemplos.
Não diretamente, mas o tema sempre foi apaixonante. Já li Anne Rice, Bran Stocker e depois do meu livro ser escrito fiquei conhecendo a obra de Stephanie Meyer, mas acredito, e muitos leitores me confirmaram isso, que meu livro tem personalidade própria.


4)Muitos escritores usam artistas, modelos para a criação de seu personagem. Houve algum que tivesse alguma semelhança com uma pessoa real?
Não. Meus personagens são criados à partir de características de pessoas que conheço ou já conheci um dia. Gosto de criá-los pensando em como essas pessoas reagem a diferentes situações e torná-los o mais reais possível. Muitos leitores sentem essa proximidade e me contam que conhecem pessoa parecida, isso é fantástico.


5)Em "Agridoce", Anya é disputada por dois homens. Há alguma possibilidade deste triângulo se acentuar no segundo volume?
Na verdade, Anya terá atenção de muito mais gente. Não sei se vai rolar realmente um triângulo, mas pode acreditar que Anya irá começar a se soltar. (risos)


6)O que pode nos adiantar sobre suas próximas idéias além da continuação de "Agridoce"?
Bem, além da continuação de Agridoce, tenho a série Crônicas do Reino do Portal, cujo primeiro volume será lançado em Agosto de 2011, e se chama O enigma da adormecida. Também tenho a republicação da saga Paganus, que tem como inspiração a mitologia celta.




7)Como foi o processo de publicação? Como você recebeu a notícia de que seu livro seria publicado?
Publicar no Brasil é um processo doloroso, principalmente para novos autores. Pra você ter uma ideia, o Agridoce já estava pronto desde 2007, mas só consegui publicá-lo em 2010. Eu já tinha 5 livros publicados antes, mas a cada nova publicação é como assistir ao nascimento de um filho, então a notícia é sempre fantástica e emocionante!


8)Muitas pessoas ficaram impressionadas com a inovação que seu livro tem. Em colocar vampiros como portadores e presas como escravos. Mas também gerou uma certa polêmica com quem leu esperando que fosse um livro de vampiros modernos. Você mudaria alguma coisa no livro?
Gerou polêmica? Puxa... mas acredito que meus vampiros são modernos, com um charme dos clássicos, hehe, afinal eles vivem nos dias atuais em Florianópolis e vivem problemas modernos. Eu não mudaria nada não e se o primeiro causou alguma polêmica, então aguarde o próximo.


9)Qual a dica para os que querem ter seu livro publicado? O que fazer para chamar atenção de editoras?
Paciência, muita, muita paciência... E quanto ao que fazer para chamar a atenção das editoras, ainda estou aprendendo, mas acredito que o principal é escrever com qualidade.


10)Você fez sucesso na Bienal, "Agridoce" foi esgotado. Como se sentiu depois desse baque?
Amei, claro, mas, ao mesmo tempo fiquei irritada por não ter mas livros prontos para vender ainda mais. (risos)


Considerações finais.
Ser escritor no Brasil não é uma tarefa fácil. Costumo dizer que é um caminho de pedras e flores (mais pedras que flores.rsrs), mas que vale a pena quando você começa a ouvir seus leitores. Interagir com os leitores é fantástico e dessa interação tiro muita coisa, que, certamente, irá fazer com que eu melhore cada vez mais. Fico feliz e agradeço às parcerias com os blogues, que têm sido grandes auxiliadores na parte mais difícil de ser escritor, divulgar seu trabalho.
Obrigada pelo carinho e apoio.


Você pode visitar o blog da Simone O. Marques e ver suas novidades, assim como adquirir suas obras aqui comentadas. > Link <

Nenhum comentário:

Postar um comentário