30.10.10

O patriotismo na hora de escolher livros





Estou aqui pra falar de algo que esteve presente na entrevista com Georgette Silen que vai ao ar no dia 6 de novembro. No relato ela dizia: "[...] E os momentos angustiantes em que você vê a prateleira de autores internacionais esgotar e o seu livro ainda está ali, esperando que o público leitor brasileiro entenda que o autor nacional é tão bom quanto todos os outros de fora. [...]". Isso me fez pensar seriamente, algo que faço constantemente. 80% dos livros que compro é estrangeiro. Uma saga, ou algo assim.

E agora tomei a decisão, só comprarei mais livros brasileiros. Existem vários novos escritores que são feras no que fazem. Principalmente os de literatura fantástica, o gênero em que mais estão sendo publicados novos livros no Brasil.
Antologias também servem para conhecer a habilidade de novos escritores, já que não quer arriscar a comprar um livro solo. Esta semana, deixei pra vocês escolherem entre antologias Brasileiras, este é um meio de expor os melhores, pra vocês começarem com chave de ouro a nova mania de comprar livros do nosso país. Garanto que vai adorar o que temos por aqui. 
As vezes, o sangue vem à cabeça. Uma vez que as editoras optam por traduzir livros que são best-sellers do The New York Times ao invés de lançar novos escritores brasileiros. Por isso, vários desses estão lançando seus livros pelas editoras que se paga por demanda. Algo muito triste, ao saber que no Brasil a leitura nem os livros é incentivada. 
Barbaridade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário